Make your own free website on Tripod.com







Dicas para webmasters


















webmaster.gif













































::Dicas úteis se fazer um site com aparencia e conteudo profissional.













































Algumas dicas úteis que podem lhe ajudar a fazer um website mais
bonito, prático e rápido:



1 - Seja democrático. Páginas com dizeres como "Melhor visualizado com
Browser X" ou "Instale tal programa para entrar nesse site" só irão afastar os seus visitantes. Ao invés disso tente fazer com que a sua página funcione bem em qualquer navegador usando qualquer resoluç ão. Nem sempre isso é possível, mas não custa tentar. No caso de tecnologias mais modernas como Flash o ideal é disponibilizar 2 versões do site, uma mais "pesada" e outra mais "leve".

2 - A velocidade é importantíssima. Não importa que aquele menu em 3D
que você colocou no seu site seja fantástico, se ele demorar para aparecer é melhor desistir. Boa parte dos seus visitantes não terá saco de esperar o menu e acabará indo embora. O ideal é que a p ágina de entrada de um site (incluindo as imagens deste) tenha no máximo 60kb. Quanto menos melhor. Um bom exemplo é a página do Yahoo!, visitada por milhões de pessoas, que é carregada inteiramente em poucos segundos.

3 - Não coloque músicas!!! Pode parecer legal entrar em um site e
ouvir uma música de fundo, mas não é. Esse recurso só deve ser usado em situações muito especiais, mesmo assim sua utilidade é duvidosa. Lembre-se que nem todos que entram no seu site tem o mesmo gosto musical que o seu. Muitas pessoas acessam a Internet do trabalho ou da escola, eles nem sempre querem ouvir música. Se você quer disponibilizar arquivos em áudio no seu site fique livre para fazer isso, mas não obrigue o seu visitante a fazê-lo.

4 - Páginas em Construção. Se o seu site está em construção o melhor a
fazer é não divulgá-lo. É frustrante ir em um site de busca e achar o que parece ser o site perfeito para aquela sua pergunta e depois de entrar no site dar de cara com um aviso de que a página ainda não est á pronta...

5 - Não transforme seu site em um "carnaval". O mais importante em um
site é seu conteúdo. Não queremos dizer que você não deve usar imagens no seu site, mas estas devem ser usadas apenas para ajudar na exibição do conteúdo e na navegabilidade do site. Não coloque aquele GIF animado lindo no seu site apenas porque ele é lindo, coloque se ele tem haver com o seu site.

6 - Otimize o seu site. Existem vários programas que podem diminuir o
tamanho de imagens e até dos arquivos HTML sem prejudicar o conteúdo dos sites. Não deixe de dar uma olhada nesses programas, eles estão na seção DOWNLOAD do nosso site.

7 - Não abuse da tecnologia. Java, JavaScript, Flash, Real Audio,
ActiveX, VRML, DHTML... Todas essas são tecnologias bastante recentes que podem realmente adicionar um "algo mais" ao seu site, mas não se deve abusar delas. Lembre-se que poucas pessoas possuem a maioria desses recursos habilitados nos seus browsers. Fazer um site que só possa ser visto por um pequeno grupo de pessoas não é algo muito inteligente.

8 - Mantenha seu site atualizado. Não há nada mais desanimador que
entrar em um site e ler algo como "Site atualizado em 12/04/97"... Se você quer que as pessoas voltem ao seu site é preciso que você disponibilize coisas novas para seus visitantes. Não é preciso gastar horas e horas atualizando um site, apenas alguns minutos por dia já serão suficientes. Se você não tem tempo ou não pretende atualizar muito o seu site a melhor coisa a fazer é não informar quando o seu site foi atualizado pela última vez.

9 - Contadores. Talvez a única coisa mais chata que o ítem 7 seja
entrar em uma página e ver que "você é o 0007 visitante à entrar nesse site". Se você não tem muito tráfego a melhor coisa a fazer é não colocar ou esconder o seu contador. Se não houver outra opção utilize um contador que não exiba diretamente no seu site o número de acessos. Você pode encrontrar vários contadores interessantes.

10 - Use os atributos ALT, HEIGHT e WIDTH em todas as imagens que você
colocar no seu site, assim ele poderá ser visualizado corretamente por uma pessoa que estiver navegando sem carregar as imagens. Depois que você terminar o seu site veja como ele fica sem as imagens carregadas.

11 - Responda aos e-mails. Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não
ligam para os e-mails enviados pelos visitantes do seu site. Tão importante quanto responder aos e-mails é respondê-los rapidamente.

12 - Teste, teste novamente e depois teste mais uma vez. Com a
velocidade de evoução das tecnologias da Internet é muito dif ícil fazer um site que funcione corretamente para a maioria das configurações de navegação existentes. Antes de inaugurar um site procure ver como ele fica com resoluções de tela, quantidade de cores, em versões de browser diferentes e etc. Se você conseguir fazer um site visualmente atraente que funcione perfeitamente em um Netscape 3.0, configurado com 256 cores e resolução de 480x600 seu site já estará no caminho do sucesso.

13 - A última dica é talvez a mais importante: OUÇA. Saiba o que o seu
irmão achou da página, peça a alguns amigos visitarem o site e enviarem sugestões, se possível converse com outros webmasters. Sempre será possível extraír algo de útil dessas opiniões.